PAINEL DE COMANDO

PAINEL DE COMANDO

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Eletricidade

O que é eletricidade, corrente elétrica, elétrons, condutores elétricos, isolantes elétricos, correntes contínua e alternada



Relâmpagos durante tempestade: descargas elétricas da natureza
Relâmpagos durante tempestade: descargas elétricas da natureza

Conhecendo a eletricidade 

Atualmente há muitas formas de se utilizar a eletricidade, pois o homem já tem bastante conhecimento a seu respeito.

Há muitos termos utilizados quando se fala sobre conexão com a eletricidade. Contudo, os mais importantes, são os chamados positivo e negativo. 

Na eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; entretanto, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem.

Os elétrons buscam constantemente passar de um ponto negativo para outro positivo. No caso de alguns materiais, como, por exemplo, o cobre e outros metais, é possível que os elétrons circulem facilmente entre as cargas negativas e positivas.  

Estes metais são conhecidos como condutores. O movimento dos elétrons ao longo de um condutor é chamado de corrente elétrica. A corrente contínua ocorre quando a um fluxo constante de elétrons pelo condutor. Enquanto que a corrente alternada tem um fluxo de média zero, embora este valor nulo não ocorra todo tempo. Neste último caso, o fluxo de elétrons muda de direção continuamente.

Há certos materiais, como a borracha, a porcelana e vários tipos de plásticos, que impedem a passagem dos elétrons, estes tipos de materiais são chamadas isolantes.

Curiosidades:

- O primeiro pesquisador a estudar a eletricidade foi o médico e físico inglês William Gilbert. Seus estudos com magnetismo e eletricidade ocorrem no começo do século XVII e foram publicados na obra "De Magnete".

- A eletricidade serviu de mola propulsora para a invenção de milhares de produtos elétricos e eletrônicos no século XX. Atualmente, quase todos os aparelhos que usamos dentro de casa utilizam a energia elétrica para funcionarem.

- No final do século XIX, a eletricidade já era usada em muitas cidades da Europa para iluminação pública e uso doméstico.

- Cerca de 80%  da eletricidade gerada no Brasil tem como origem as usinas hidrelétricas. Isso é ótimo para o país, pois trata-se de uma fonte renovável de energia. (Fonte: Ministério de Minas e Energia da Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário